
Lumi

Instância de Investigação – Universidad Autónoma de Madrid (UAM)
A Instância realizada na UAM integra o movimento de internacionalização e aprofundamento da pesquisa por meio das Experiências de Estudantes e trabalhadores Neurodivergentes no Ensino Superior que busquei conhecer. Durante os 2 meses na Espanha, estão sendo desenvolvidas trocas com pesquisadores sobre neurodivergência, acessibilidade e políticas públicas em contextos educacionais.
Essa experiência amplia o olhar da pesquisa ao aproximar realidades brasileiras e espanholas, permitindo compreender como diferentes instituições produzem modos de existir, aprender e resistir. As reflexões, materiais e relatos produzidos na instância passam a compor o site como espaço de circulação de saberes e práticas que atravessam a formação de estudantes neurodivergentes e como um diário de campo que também produz minha escrita ao longo do mestrado.
.png)
Arquivo pessoal da autora
Proposta de Plano de ação BR-ES
A primeira reunião com o professor Pablo e a minha orientadora Lisiê sobre a nossa proposta de plano de ação para a instância da minha pesquisa desenvolvida no Ppgeesp/UFRN na UAM/Madrid - Espanhã.




Participação de atividades no Grupo de pesquisa
Participação de atividades no Grupo de pesquisa, com discussão de textos e trocas. Pude acompanhar a apresentação e discussão da Publicação “Más allá y más acá de la educación inclusiva. Crítica y expansión de su concepto” no 1 de diciembre, às 17h
_edited_edited.jpg)
Arquivo pessoal da autora
Roda de conversa com estudantes do Programa Promentor
Roda de conversa com estudantes do Programa Promentor na UAM. Este programa visa ofertar uma experiência universitária, socialização, empregabilidade e a discussão de temas complexos para pessoas com Deficiência intelectual.

Imagem ilustrativa. Fonte: Google.

Exposição dialogada sobre o Transtorno Especifico de Aprendizagem em Matemática (Discalculia)

Falei brevemente sobre a Discalculia com uma turma de graduação em magistério para educação infantil, abordando os desafios e as possibilidades de estratégias de ensino-aprendizagem. Trocamos experiências, diferenças e semelhanças entre a legislação brasileira e a hispânica no que se refere aos Transtornos Específicos de Aprendizagem.
Arquivo pessoal da autora
Jornada día Internacional de las personas con discapacidad
Tive a oportunidade de participar da Jornada em alusão ao día Internacional de las personas con discapacidad. Este foi um evento organizado entre estudantes neurodivergentes e com deficiência e o departamento de educação especial da UAM, reunindo diferentes públicos para compartilhar experiências exitosas, dividir angustias e reunir forças entre diferentes segmentos da comunidade universitária. Compartilhei minha própria experiência e escutei também muitas histórias parecidas e diferentes que me emocionaram e me fortaleceram como estudante e pesquisadora neste dia.






